quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mudanças


"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço."
Immanuel Kant

É com essa frase de Immanuel Kant, pensador alemão, um dos grandes filósofos do seculo XVIII, que começo este post com reflexão aos anteriores. Ele definia a palavra "esclarecimento" quando da capacidade que o homem de fazer uso de seu próprio entendimento.
E ele dizia mais: que a preguiça e a covardia eram os motivos para o homem não chegar ao "esclarecimento" pessoal. Vai mais além ao citar um outro motivo: o comodismo.

Kant, é objetivo e claro na sua análise de que situações cômodas da vida, aliadas aos outros fatores que citou nos "prendem" impedindo-nos de realizar avanços e mudanças necessárias.
Toda mudança dói, e encarar de frente aquilo que precisa ser mudado demanda muita coragem e é um processo lento. Por isso mesmo que várias vezes fui até bem perto mas não passei disso.
Me peguei inúmeras vezes, dizendo uma coisa e agindo contrário. Por isso mesmo estou entrando numa profunda avaliação sobre minhas ações e minhas promessas. Quando perdemos o crédito com as próprias palavras, fica dificil empreitar qualquer mudança. Viramos hipócritas de si mesmos. Mas cada pessoa tem uma forma própria de lidar com isso. As vezes vivemos uma luta pessoal. Consigo mesmos.

"É na mudança que encontramos um objetivo."
Heráclito

Eu, pessoalmente, quando me peguei ontem lendo um pouco sobre Kant, não pude deixar de observar suas idéias e fazer uma analogia clara a minha atual situação de vida. Não que isso seja uma reclamação, mas não é porque algo não está tão bem, ou tão mal que não precisa ser mudado. E quando cito isso digo também em idéias, comportamentos em relação a mim e aos outros.

Busquei um pouco sobre a vida de Kant e muitos dos relatos, diziam que era 'reservado e regulado, levando uma vida bastante regrada'. Quando a gente para pra analisar esses aspectos, tenta transportar para o dia comum e verificar o quanto isso pode iluminar nossas idéias, analisando a vida do pensador, mas sem deixar que isso também polua o miolo da idéia. É como uma grande peneira que a gente vai coletando informações em todos os lugares afim de que permaneça apenas o que é melhor. E a vamos seguindo, crescendo, tentando amadurecer e reconhecer erros, mas também saber sermos firmes quando temos a certeza de que estamos corretos.
Vamos também buscando nos preparar para as surpresas da vida, afinal ela sempre vai nos preparar uma e não adianta ficarmos só lamentando o coração partido porque o mundo não vai parar pra que juntamos os cacos.
Afinal errar também é humano e como dizia Shakespeare:
"O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum."

Nenhum comentário: